segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brownies do Jamie Oliver (a cura para a tristeza)

Apaguem todas as receitas de brownies que já experimentaram, esqueçam todos os bolos de chocolate que já comeram até hoje... experimentem fazer esta receita!! Confesso que por vezes olho para as receitas dos chef's ingleses com alguma desconfiança, mas com esta receita o querido Jamie acertou em cheio e obrigou-me a reconhecer todo o seu valor. Estes brownies são bocadinhos de céu em forma de bolo!!
Deixo apenas o aviso: a todos aqueles que como eu não resistem a lamber a colher, sejam fortes porque esse é um caminho sem regresso e vão acabar como eu, envergonhados com a cara enfiada na tigela a lamber o fundo (felizmente a única testemunha do crime foi o meu gato)!;)

Ingredientes:

2 barras de chocolate de culinária
250g de manteiga
200g de açúcar
pitada de sal
6 c. sopa de cacau em pó
4 c. sopa de farinha
4 ovos
(na receita original o Jamie utilizou gengibre de conserva também)

Pré-aqueçam o forno a 180ºC.
Se tiverem um liquidificador, deitem todos os ingredientes (excepto os ovos) para dentro do copo e batam. Quando estiver em creme juntem um a um os ovos e continuem a bater até homogeneizar.
Agora o formato dos brownies ficam ao vosso critério: eu como só fiz metade da receita fiz numa forma de queques, mas podem usar um tabuleiro. Untem a forma que vão usar e deitem a massa.

Levem ao forno e deixem cozer cerca de 20-30 minutos (se fizerem como eu, em muffins, deixem menos tempo) até criarem uma crosta por cima. Retirem do forno, esqueçam o sentimento de culpa, e dêem largas à imaginação: com gelado, com iogurte, com chantilly, com fruta, com canela...escolham, deliciem-se e sejam muito felizes!! ;)

Nota: Desafio-vos a fazer esta receita num daqueles dias que "passeamos uma nuvem negra por cima das nossas cabeças" e nada nos anima, e quando terminarem de comer um destes brownies olhem-se ao espelho, e tenho a certeza que vão estar a sorrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário