sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Bolo de ananás e chantilly

Entao aqui fica uma receita de bolo de ananás e chantilly, que usei como bolo de aniversário para os 2 anos do meu rapaz, e que fez sucesso porque o pão de ló é muito leve e saboroso, e o bolo fica muito húmido e fresco. É uma excelente sugestão para o verão!

Ingredientes (pão de ló):

7 ovos L
200 g açúcar
150 g farinha  de trigo sem fermento
10 g fermento em pó
1 c. sopa de farinha para polvilhar
margarina para untar a forma

Preparação:

Nota: De preferência convém fazer o pão de ló na véspera, para que arrefeça completamente e ganhe alguma consistência, porque assim vai ser mais fácil cortar ao meio para rechear. Não tentem cortar o bolo enquanto está quente, porque vai correr mal de certeza. ;)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma sem buraco e polvilhar com farinha.
Separar as claras das gemas dos ovos, e bater as claras em castelo bem firme. De seguida, bater as gemas com o açúcar.
Nas claras em castelo, juntar a farinha e o fermento, faseadamente, envolvendo com uma espátula ou colher de pau (rodar a espatula de baixo para cima, sem bater para nao perdermos o ar das claras em castelo). Depois incorporar esta mistura no creme de gemas e envolver com a espátula, até obter um creme homogéneo. Deitar na forma e levar ao forno por uns 30-40mins. (fazer o teste do palito para ter a certeza que está bem cozido no centro). Deixar arrefecer...

 No dia seguinte, com o nosso bolo bem frio e mais consistente, vamos prepará-lo para rechear.

Para cortar o bolo ao meio eu usei uma faca de serrilha de cortar pão, mas é mais fácil ver, do que explicar, por isso dêem uma vista de olhos neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gOiaegEZq58

Com o bolo cortado, vamos pegar numa parte da calda do ananás e com um pincel vamos embeber a parte do bolo que vai ficar por baixo.

A seguir vamos fazer o nosso recheio, que vai servir também de cobertura.

Ingredientes:

3 pacotes de natas (tem de ter 30% de gordura no mínimo, senão não ficam em chantilly)
3 c. sopa de sumo de limão
3 c. sopa de açúcar
1 lata de ananás em calda

Preparação:

Numa tigela juntar as natas, o açúcar e o limão. Bater até ficar chantilly.

 Agora, vamos cobrir a metade inferior com chantilly, espalhar pedaços de ananás para tapar o chantilly, e cobrimos com mais uma camada de chantilly (nao precisa ser muito, porque é só para ajudar a parte superior do bolo a aderir melhor).

Depois de colocarmos a parte superior do bolo, vamos cobrir com o restante chantilly. Para isso usei um saco de pasteleiro, mas podem fazê-lo como preferirem.

 Quanto a decoração, fica ao vosso critério, o importante é que seja original e divertida!


Espero que gostem! beijinhos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário